sexta-feira, 10 de julho de 2015

O primeiro cuidado com as unhas

Olá meninas!

Hoje quero falar de algo muito importante e sério para a saúde de nossas lindas mãozinhas. Temos que nos preocupar antes de mais nada, com a higiene, assepsia e hidratação das nossas unhas. Existem várias vertentes, onde uns são contra tirar cutículas e outros a favor. Eu ainda não abandonei de fato o meu alicate, passei muito anos tirando a cutícula e tento me acostumar em não fazer mais isso, mas quando o excesso de pele é muito grande eu acabo apelando pra ele. A cutícula nada mais é que a proteção das nossas unhas, ela protege o leito ungueal evitando possíveis entradas de fungos e bactérias. Na podologia é terminantemente proibido tirar as cutículas dos pés, nós temos diversos equipamentos que nos ajudam a removê-las sem agredir a pele e o leito da lâmina ungueal. Como manicure, na escola e em alguns salões, muitas clientes exigem que sejam retirada toda a cutícula, tá certo que dá uma aparência muito bonita de unhas limpas e ajuda na esmaltação,porém o cuidado com o equipamento é muito importante, mesmo em casa, eles devem ser lavados com água e sabão, limpos com germicida e esterilizados de forma correta para evitar qualquer tipo de contaminação. Estou tentando mudar meus hábitos, evitando em tirar cada vez menos a cutícula, e para isso tenho usado alguns produtos de me ajudam nesta tarefa.
Eu primeiro lixo as unhas, lavo as mãos para tirar o que ficou do "pózinho" das unhas, não sei se muitas sabem, mas o pó das unhas pode ser prejudicial à saúde se inalado em grande quantidade, por isso que entre os materiais de segurança para o trabalho da manicure e da podóloga está incluso a máscara, ela protege contra esta possível inalação.
Vou mostrar para vocês um produto que comprei de fora (este veio da Alemanha), ele é o Quick Cuticle Remover da marca P2, confesso que quando ele chegou não consegui entender como usá-lo, as instruções estão todas em alemão, tive o trabalho de jogar no google tradutor e voilá!!! Consegui usá-lo.




Eu uso outros produtos também, como o Velox da medicatriz, que já conhecia na podologia com outros produtos, o Agile, e o bom e velho bepantol derma que além de ajudar a diminuir a pele ele hidrata bastante a cutícula. 
É isso meninas!!! tenham muito cuidado com os materiais que vocês usam, sempre façam a assepsia necessária e evitem de tirar remover totalmente as cutículas.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Ainda não usei o da Sally, mas vou comprar um para testar

      Excluir
  2. E vc não disse como usa o produto alemão . Achei q vc fosse falar como usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia! Desculpa, esqueci de mencionar. Eu aplico o produto em todas as cutículas com o bastão, não é pincel. Empurro as cutículas e deixo agir por 15 segundos, é super rápido. Depois passo a espátula e pronto. Lavo bem as mãos e é só esmaltar.

      Excluir